O SER PRECISA DE VOCÊ

Junte-se a nós nessa campanha para a reforma da lona do Circo Escola Benjamin de Oliveira, importante equipamento cultural da Baixada Fluminense, interditada pela Defesa Civil após estragos provocados pela forte chuva de maio de 2021.

Favorecido:
CENTRO DE DESENVOLVIMENTO CRIATIVO SE ESSA RUA FOSSE MINHA
CNPJ: 07.212.454/0001-75
Banco: 323 – Mercado Pago
Agência: 0001
Conta: 5049420570-4
Chave PIX (CNPJ): 07.212.454/0001-75

#salvenossalona #circosocialdoser #circoescolabenjamimdeoliveira

Performance em Conferência dos Direitos da Criança e Adolescente

A Se Essa Rua Fosse Minha marcou presença na X Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro, realizada em 30 e 31/07, no Windsor Guanabara Hotel, no Centro do Rio.

No primeiro dia do encontro, cujo tema foi “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento às Violências”, artistas da Trupe Malungos abriu o evento encenando a performance “Morte Contemporânea”. O espetáculo propõe uma reflexão sobre o genocídio da juventude, convidando a sociedade para unir-se na defesa dos direitos das crianças, adolescentes e jovens brasileiros. No evento, a coordenadora institucional Milena Silva também fez uma homenagem ao eterno secretário-executivo da ONG, o griot Cesar Marques, falecido em junho.

Flash mob em homenagem às mulheres negras

Um grupo de nossos educandos e educandas promoveu, em 24/7, um flash mob em homenagem às mulheres negras, no Shopping Grande Rio. A performance ocorreu na véspera do Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha e do Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra.

O dia 25 de julho visibiliza a luta para superar a opressão histórica sobre as mulheres negras. No Brasil, a data comemorativa foi criada pela Lei nº 12.987/2014. Essa lei foi inspirada no Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992, após a realização do 1º Encontro de Mulheres Negras Latinas e Caribenhas, em Santo Domingo, capital da República Dominicana. O evento promoveu uma discussão sobre machismo, racismo e formas de combatê-los.

Tereza de Benguela viveu no século XVIII e tornou-se a rainha do Quilombo Quariterê, depois da morte do marido, José Piolho. Sob sua liderança, a comunidade se desenvolveu e resistiu à escravidão durante duas décadas. O quilombo, que ficava em terras hoje pertencentes ao Estado do Mato Grosso, foi destruído em 1770.

O flash mob ocorreu a convite da Superintendência da Mulher e da Secretaria de Cultura, Direitos Humanos e Igualdade Racial do município de São João de Meriti.

Arte Circense nas escolas

A Trupe Malungos realizou, no dia 06/09, uma série de atividades com alunos do Colégio Estadual Regina Célia, em Laranjeiras, zona sul do Rio de Janeiro. O encontro fez parte do projeto Salto Vital, que tem o objetivo de desenvolver a percepção espacial e a consciência corporal, partindo de exercícios circenses incorporados às atividades pedagógicas das aulas de educação física do ensino regular.

No colégio, os artistas interagiram com os alunos e promoveram uma oficina de malabares. A ação lúdica auxilia a concentração e o aprendizado de maneira mais descontraída.

É sempre muito gratificante contribuir para a alegria desse público tão especial e promover novas experiências por meio das técnicas circenses. Viva o circo social!